Nutrição infantil

A tendência perigosa de dar gomas de suplementos vitamínicos para crianças


O uso de suplementos vitamínicos sem orientação médica é totalmente contra-indicado. Além disso, no caso das crianças, não é um benefício, pelo contrário, pode ser contraproducente. Descobrir A moda perigosa de dar gomas de suplemento vitamínico para crianças que está crescendo em muitos países nos últimos meses.

Essa tendência está fazendo com que, em alguns países, o alarme tenha até se dado ao fato de que esses complexos vitamínicos, atraentes para as crianças, de fácil acesso e que podem ser adquiridos sem qualquer tipo de receita até mesmo em supermercados, geraram casos , aumentando em número, de overdoses acidentais. De acordo com os estudos consultados, alguns desses casos de overdose de vitaminas ocorreram após a ingestão de 100 a 150 unidades - jujubas - em um período de 3 a 5 dias em crianças menores de 10 anos.

o vitamina A É um dos mais perigosos quando consumido em excesso, tanto na infância como na adolescência e até na gravidez, podendo afetar gravemente o desenvolvimento do feto. Além disso, a vitamina A é uma vitamina lipossolúvel e, portanto, sua tendência é se acumular no corpo, tanto no fígado quanto no tecido adiposo, já que sua eliminação é complicada, o que é um agravante a se levar em consideração ao ao decidir complementar a dieta de nossos filhos com suplementos vitamínicos desnecessários.

A vitamina A pode ser encontrada em várias formas nos alimentos, como a vitamina A, ou como aqueles precursores capazes de gerá-la no corpo, como os carotenóides ou o retinol. No entanto, nos suplementos vitamínicos, é o retinol ou seus compostos derivados que respondem pela maior parte do suprimento de vitamina A, particularmente no formato usado para suplementos infantis.

Nos estudos realizados com este tipo de suplementos vitamínicos, goma, comprimido para mastigar ou formato de goma, administrados na infância, foram revelados vários resultados tremendamente reveladores:

- ele consumo de suplementos vitamínicos que incluem vitamina A na forma de retinol ou seus derivados produz um aumento nos valores circulantes (no sangue ou plasma) dessa vitamina que duram várias semanas após a ingestão, aumentando o risco de que os efeitos da hipervitaminose se tornem permanentes. . É necessário, nas situações em que haja ingestão excessiva desses suplementos, a adoção de medidas dietéticas que reduzam as quantidades de vitamina A circulante, por meio da alimentação livre - na medida do possível - de vitamina A.

- Embora não necessariamente todas as crianças desenvolvam sintomas clínicos típicos de hipervitaminose, existe a possibilidade, nas semanas e mesmo nos meses em que os níveis de retinol no sangue permanecem elevados, que a criança possa desenvolver complicações gastrointestinais, renais ou neurológicas temporárias ou temporárias. permanente.

- Embora a vitamina A seja necessária para a saúde, em doses extremamente altas pode ser letal. A dose letal de vitamina A é muito alta, totalmente impossível de se conseguir com a dieta, ou mesmo com o consumo de grandes quantidades de alimentos que a contenham. No entanto, o aparecimento de complicações derivadas de sua ingestão excessiva tem sido descrito em níveis muito mais baixos, e muito fáceis de alcançar, com a ingestão desses suplementos.

- Os complexos vitamínicos nos quais a vitamina A é veiculada em formatos hidrofílicos, emulsões ou simplesmente em formato sólido, como é o caso das versões infantis, atingem uma absorção de retinol ou seus derivados até 10 vezes maior do que a alcançada com formatos solúveis em gordura (transportados em óleo ou outro composto oleoso), aumentando potencialmente a toxicidade do suplemento vitamínico.

Em conclusão, de acordo com os estudos consultados, a administração intermitente ou não contínua de altas doses de vitamina A em menores com prováveis ​​deficiências (países subdesenvolvidos, crianças com problemas de má absorção ou aqueles distúrbios alimentares como bulimia ou anorexia) não apresenta problemas de saúde , principalmente se o suplemento em questão estiver em formatos relacionados à gordura (complexos lipofílicos). Pelo contrário, a suplementação em crianças ou adolescentes com níveis normais de vitamina A circulante pode ser prejudicial à saúde mesmo que as doses sejam inferiores às mencionadas no caso anterior.

Você pode ler mais artigos semelhantes a A tendência perigosa de dar gomas de suplementos vitamínicos para crianças, na categoria Nutrição Infantil no Local.


Vídeo: E A VITAMINA D? - # (Dezembro 2021).